Sílvia Bijoux e Acessórios

domingo, 18 de março de 2012

63. 27/02/2012 – O DIA DA CIRURGIA


Olá amiguinhos...

Chegou enfim o tão esperado dia para mim – o dia da cirurgia.

O que será que vai acontecer? Como será que eu vou ficar? Confesso que só passava isso na minha cabeça. Mas de um modo geral eu estava até bem calma.

Acordei bem cedo, pois tinha que tomar café da manhã até às 7h e depois jejum completo – nem água eu podia beber – por causa da anestesia.

Tomei meu café da manhã bem leve (ordens médicas) e calmamente com minha mãe e minha irmã. Minha bolsa já estava arrumada desde a véspera. Quando deu a hora da internação lá fui eu andando para o hospital – ele é pertinho da casa da minha irmã.

Internação feita, tudo correu tranquilamente – quarto 528. Essa era a minha “suíte”... Coloquei aquele camisolão “lindo” do hospital e vamos esperar os médicos chegarem.

Vem enfermeira, sai enfermeira, aquele entra e sai normal de hospital. Chegou o primeiro médico! Dr. Gerson – anestesista – UM DOCE DE PESSOA – um fofo... Na minha equipe cirúrgica tinham 2 anestesistas ele e a Dra. Ana Lucia – OUTRA LINDA – que ficou me esperando no centro cirúrgico. Conversamos um pouco – ele explicou como ia ser tudo – eu expliquei pra ele que tinha alergia a tudo até a mim mesma! Como meus exames já estavam no meu prontuário lá se foi o primeiro médico.

Alguns minutos depois entra meu mastologista e cirurgião – Dr. Paulo Cesar. Ficamos conversando por bastante tempo. Ele novamente me falou como ia ser a cirurgia, todos os procedimentos, etc. Foi um bom papo. Pra descontrair mesmo, mas para tranquilidade de todos eu estava muito calma. Estava tranquila e confiante. Tinha certeza ABSOLUTA de que tudo ia sair bem e conforme o planejado. Tinha certeza absoluta de que Deus e meus anjos da guarda estavam todos ali ao meu lado velando por mim e me passando a calma e tranquilidade que eu precisava naquele momento. Espantem-se. Nem uma lágrima eu derramei de tão calma que eu estava.

Comigo no quarto estavam minha mãe e minha grande amiga Ana Paula. Minha irmã Cláudia chegou logo depois de pegar meus sobrinhos no colégio. Minha outra irmã Marcia chegou logo depois que eu já tinha descido. Não deu tempo dela chegar antes por causa dos meus sobrinhos também – ela tinha que pegá-los no colégio e o trânsito na hora do almoço é muito ruim. Depois mais no final do dia vieram meu cunhado querido Décio e minha grande amiga também Flávia Motta.


Bem, fiquei mais algum tempo no quarto aguardando o Dr. João – cirurgião plástico chegar para poder desenhar meu corpo para a cirurgia. A espera foi grande... Ele se atrasou, pois teve que passar para ver outro paciente primeiro.

De repente chega a maca. COMO ASSIM???? O DR. JOÃO NÃO CHEGOU. EU NÃO ESTOU DESENHADA. NÃO ME DERAM O REMEDINHO PRA JÁ DESCER GROGUE... Ai ai ai...

Tudo bem... Fazer o que né? Vamos lá passar por mais essa provação. Eu tinha forças para isso ainda. Descer completamente lúcida para o centro cirúrgico e aguardar lá a chegada do Dr. João – ordens médicas!!!

Minha mãe desceu comigo até a entrada do centro cirúrgico – ela não queria desgrudar do bebê dela até o último segundo! Foi o único momento em que me deu um aperto na garganta! Uma sensação ruim... De estar deixando para trás minha vida antiga e entrando num túnel rumo ao desconhecido,  rumo a uma nova vida que já tinha começado a se formar desde agosto de 2011.

ENTREI!!!! AGORA NÃO TEM MAIS VOLTA!!!! A ESCOLHA QUE JÁ TINHA SIDO FEITA DESDE O INÍCIO DO MEU TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER IA TER UM CAPÍTULO DEFINITIVO NA MINHA VIDA – ISSO MESMO – VIDA! ESSA FOI A MINHA ESCOLHA. VIVER A QUALQUER CUSTO E A QUALQUER PREÇO...

Claro que o Dr. João ainda não tinha chegado, mas como a cirurgia já estava atrasada (marcada para as 13h e já eram 14:30h) os outros médicos resolveram ir adiantando o que podia ser adiantado. O único detalhe era – eu não podia tomara anestesia nem o famoso dormonid enquanto eu não fosse desenhada.

Mas a Dra. Ana Lucia foi mais um dos anjos enviados por Deus para ficar ao meu lado. Conversamos bastante e ela me ajudou a ficar descontraída enquanto eu aguardava. Ela é uma das pessoas que vai poder dizer que eu estava calma no centro cirúrgico.

Eu fiquei um tempo no corredor enquanto a sala era preparada. Depois disso me transferiram para a mesa cirúrgica. Pronto. Agora eu já estava no lugar certo. Toda a equipe que estava presente foi ótima e todos foram uns amores comigo. Deixo aqui o meu muito obrigada de coração por todo o carinho que tiveram antes, durante e depois da cirurgia.

Finalmente! Meu “desenhista” chegou! Pronto. Agora minha equipe de anjos estava completa. Deus tinha mandado seu último guardião para curar. Desenhos feitos, anestesia injetada na veia, escuridão...

Não me lembro de mais nada deste momento até quando acordei de madrugada bastante enjoada no quarto chamando por minha irmã Cláudia – foi ela que dormiu comigo no hospital para poupar minha mãe.

Depois eles me disseram que eu falei um MONTE de besteiras, xinguei, tudo o que uma pessoa dopada tem direito de fazer sem que tenha que se lembrar depois! Ainda bem!!! Rsrsrs. Pelo que me contaram falei muita besteira e fiz a alegria do povo!

Mas o importante era que eu estava operada – a cirurgia foi feita conforme programado – eu estava bem e o principal: EU ESTAVA CURADA!!!!

Essas foram as primeiras palavras que o Dr. João Medeiros me falou no dia seguinte quando foi fazer meu curativo – VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS DOENTE!!!

Nossa!!! Nem sei dizer o que me passou pela cabeça. Acho que foi um vazio muito grande! Uma rápida retrospectiva dos últimos meses de quimioterapia, depressão, sofrimentos, restrições, dores e agonias passaram pela minha cabeça numa fração de segundos. SIM. TUDO VALEU A PENA! EU ESTAVA VIVA! EU ESTAVA CURADA DO MEU CÂNCER NA MAMA ESQUERDA. ALIVIO. ALEGRIA. VONTADE DE VIVER. FORÇA. CORAGEM. MUITA FÉ. São essas palavras que eu posso resumir tudo o que passou pela minha mente nesse momento.

Não vou dizer que eu não fiquei preocupada com a parte estética. Eu não seria mulher e vaidosa se não quisesse ver o resultado de tudo. Minhas primeiras palavras depois disso tudo: “mãe pega o espelho que eu quero ver!”

Sim, claro que eu queria ver. Queria ver como eu tinha ficado. Autocomiseração? Não sei. Só sei que eu queria ver como eu tinha ficado. Estava esperando pelo pior. Vocês sabem disso. Vocês devem lembrar que eu já escrevi sobre isso e a palavra que eu usei foi: MUTILADA. Sim, eu queria ver desde o início como eu tinha ficado.

Não preciso nem dizer o que minha mãe falou né: “Eu não trouxe espelho.” Mas minha resposta foi: “Eu trouxe. Está dentro da minha bolsa. Pode pegar que eu quero ver.” Mas nem foi preciso. O Dr. João resolveu o impasse. Ele tirou fotos de como tinham ficado meus seios e o me mostrou. SURPRESA!!!! ALEGRIA!!!! ALIVIO!!!!

Apesar das cicatrizes normais de uma cirurgia plástica – ESTAVA LINDO!!!! Até mesmo o seio em que fiz a mastectomia total. Parecia que eu tinha saído de uma simples cirurgia plástica e não de uma cirurgia tão radical. E foi isso. Assim se finalizou mais uma batalha. Mais uma vitória para mim.

Dr. Paulo Cesar Rocha, Dr. João Medeiros e toda a equipe médica que me acompanhou nesta cirurgia – MUITO OBRIGADA POR ME DEVOLVER A VIDA DE VOLTA.

Mas meu agradecimento maior vai para meu Mestre Maior – vai para DEUS.

DEUS, OBRIGADA POR ME DAR UMA SEGUNDA CHANCE NA VIDA. OBRIGADA POR ME DEVOLVER MINHA VIDA. OBRIGADA POR ME CARREGAR NO COLO DURANTE ESTES  DIFICEIS 7 MESES DE JORNADA ATÉ AGORA.

Alguns de vocês devem estar pensando agora: ufa... acabou. Ela não tem mais câncer. Mas eu sei que não é bem assim... Eu estou curada sim – do meu câncer de mama. Tenho outro câncer no corpo – não. Não tenho. Mas eu tenho plena ciência de que minha luta contra o câncer não acaba aqui. Aliás – não acaba nunca. Mas este é outro capítulo que contarei outro dia.

HOJE O DIA É DE FESTA. ALEGREM-SE AMIGUINHOS – VIVA A VIDA! EU VENCI!!!!!

Beijos para todos e fiquem com Deus.

22 comentários:

  1. Lindo! Adorei tudo que você escreveu!!! Traduz examente minha sensação nesse momento: estou livre do câncer, mas sei que a luta está longe do fim. Dá um medinho, mas ele logo passa. A gente sabe que o pior já passou! E que agora você siga em frente, LIVRE! Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina...
      Sei que você pensa mais ou menos como eu...
      Livre mas ao mesmo tempo acorrentada, não é?!
      Mas no final tudo dá certo.
      Beijosssss

      Excluir
  2. Por favor, fala como ficou a situacao dos ganglios. Se acharam o sentinela e se ele estava com metastase e se tinha outros com metastases. Quantos ganglios retiraram e se vc ficou com algum problema no braco. Por favor, preciso saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo - favor se identificar para que eu responda às suas perguntas.

      Excluir
  3. O tumor que sobrou estava benigno? A pele retirada tinha cancer ou estava toda benigna? O mamilo retirado estava benigno? Vc retirou a pele toda ou apenas parte dela? Fez reconstrucao com pele do abdomem ou das costas? Por favor preciso saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo - favor se identificar para que eu responda às suas perguntas.

      Excluir
  4. Oi Silvia! Lindo lindo! Deus te curou! Em nome de Jesus! Víver é uma luta! Com câncer ou sem, temos wue lutar diariamente!! Força ai! Bjss Gabi Yamane

    ResponderExcluir
  5. Silvia amada,que história ein? Mas saiba amada que era vc relatando tudo ,cada detalhe e eu me via também quase na mesma situação!
    Somos vitoriosas,pois vencer o câncer é uma luta árdua!
    Hoje sou muito grata a Deus por minha vida,não sei se você já leu minha história,mas eu pra medicina já estava morta,fui desenagada,a doença já estava avançada demais,mas pra Deus nada é impossível!
    Quando vc puder leia minhahistória!
    Bjus querida e fica com Deus,olha eu sempre costumo dizer que Deus é conosco sempre eu creio,amém!
    Tenha uma ótima semana abençoada!
    Abração Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha,
      Ainda não tive tempo de ler sua história, mas tenha certeza de que vou ler.
      Somos vitoriosas sim, mas uma vitória que às vezes fica com um sabor meio amargo não é?
      Mas o importante é sempre ir em frente e agradecer sempre a Deus por mais um dia de vida!
      Uma ótima semana para você também!
      Beijos

      Excluir
  6. Nasceu de novo! Ano que vem temos que comemorar duas datas: dia da cirurgia e aniversário!!!!
    Nos vemos assim que vc estiver mais disposta.
    Beijos
    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Vivian. Nasci de novo. Mas vamos deixar as comemorações para quando eu estiver mais bem disposta, tá?! rs rs
      Ainda estou esperando sua visita!
      Beijos.

      Excluir
  7. PARABÉNS SILVIA VIVA A CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO,E SAIBAS QUE PODE CONTAR COMIGO SEMPRE VIU!
    BJU ANINHA *-*

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Sílvia, você é uma vencedora!Agora é só esperar que se recomponha totalmente! Beijinho grande
    Zita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e grande amiga Zita!!!
      Como seu carinho, seu apoio e suas mensagens foram importantes nestes meses todos de batalha!
      Hoje eu sei que tenho uma grande amiga logo ali do outro lado do oceano!!!
      E é isso ai, amiga. Vamos tratar de buscar a outra cura agora não é?!
      Beijos enormes e repletos de carinho no seu coração!

      Excluir
  9. Parabéns Guerreira! Vc merece essa benção!
    Bjs dry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dry...
      Aliás parabéns para você também... Mais uma princesinha vindo por ai!!!!
      Beijos no coração!

      Excluir
  10. Ufa....Graças a Deussssss! Vou te ligar esta semana p te ver....e viva a VIDA...
    Muitos e milhões de beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lele...
      O que falar para você que em entende até sem me ver?
      Só agradecer muito a Deus por ter colocado você no meu caminho um dia e ter me tornado sua amiga.
      Milhões de beijos para você também.
      Te amo...

      Excluir
  11. Que alegria você estar bem e já ter passado por a cirurgia. Esse período é muito tenso mesmo. Eu me lembro da minha como se fosse hoje. Mas vamos em frente e que Deus a abençoe! bjssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina!!!
      Põe período tenso nisso, menina!!!! Só mesmo a gente pra entender o que é, né?!
      Que Deus te abençoe também!!!!
      Beijos enormes!

      Excluir