Sílvia Bijoux e Acessórios

domingo, 25 de março de 2012

64. A CURA – SERÁ???


Olá amiguinhos...

Não. Não se preocupem. Que eu saiba eu não tenho nenhum outro câncer desde o último blog.

Mas para que ele não ficasse muito longo (além do que já tinha ficado) resolvi parar meus pensamentos e sentimentos no meio para depois terminar.

E acho que a hora é agora. Aliás, acho que a hora já passou. Fiquei tanto tempo com algumas palavras entaladas que isso tudo me levou a depressão de novo.

Para começar este blog eu queria postar aqui uma música de um dos meus cantores preferidos – A CURA – LULU SANTOS. Acho que ela reflete bem este momento em que eu estou passando.



A cura. Será? Como dizer para uma pessoa que teve sua vida virada de ponta cabeça em 7 ou 8 meses que ela está curada e que sua vida pode ir retornando ao normal?

Como fazer uma pessoa que passou por tantos sofrimentos, dores, depressões, desilusões, entender que é para colocar um ponto final em tudo o que ela passou e retomar a sua vida do ponto onde ela parou?

Pergunto-me se alguém que já teve câncer e que sobreviveu a ele continuou sendo a mesma pessoa. Pergunto-me também se estas pessoas conseguiram retomar suas vidas do ponto onde elas pararam. Algumas vão dizer que sim, outras vão dizer que não. Até mesmo porque não existem duas pessoas iguais no mundo.

O que eu posso contar aqui, como eu sempre tenho feito, são os meus sentimentos, os meus pensamentos e experiências.

Não, meus amigos. IMPOSSÍVEL retomar a vida do ponto onde paramos. Nós nos tornamos outras pessoas, infelizmente pela dor e sofrimento. Passamos a ver a vida e as pessoas com outros olhos, de outra forma. Passamos a viver a vida um dia de cada vez e a tentarmos buscar a felicidade neste dia vivido. E sempre agradecer muito a Deus por mais um dia de vida.

Então eu me vejo numa encruzilhada: quase todas as pessoas a minha volta me dizem para retomar a vida de onde eu parei. Mas e os meus desejos não contam? E os meus medos onde ficam? Existe nesse mundo um sobrevivente ao câncer que não se lembre por um dia sequer que você é um forte alvo para esta doença maldita de novo?

Então como todos vocês pedem que nós retomemos nossas vidas de onde paramos, como se nada tivesse acontecido? Alguém sabe me dizer como fazer isso? Porque eu ainda não descobri o caminho. Juro que estou tentando, mas está muito difícil de achar essa trilha de volta.

Talvez eu nunca mais encontre. Talvez eu encontre daqui a algum tempo. Talvez eu encontre amanhã. E lá vem o carrossel de emoções fazendo nossa vida girar de novo.

No meu caso específico, eu me encontro num momento muito delicado. Quem me conhece bem sabe que eu sempre fui uma pessoa decidida, de personalidade bastante forte e que sempre tomei a frente das situações e problemas. Eu sempre, até descobrir que estava com câncer, tomei para mim os problemas que iam surgindo, mesmo que não fossem meus, e procurei ajudar e resolver na medida do possível. A leoa protegendo seus filhotes. É isso. É exatamente isso.

Hoje esta leoa se sente cansada, envelhecida, vivida e ferida. Seus filhotes? Continuaram pelo mundo sem ela. E conseguiram sobreviver. E a leoa como fica no final desta batalha? Sozinha, sofrida e ferida?

Não necessariamente. Isso cabe a cada um buscar o final da sua batalha. Graças a Deus eu tenho minha linda família e vários amigos ao meu lado que não me abandonaram por um minuto sequer. Mas mesmo assim você se sente assim: sozinha, sofrida e ferida.

E tudo tem seu tempo. Como fazer uma pessoa que nunca teve câncer entender isso tudo? Como fazer estas pessoas entenderem que nosso tempo tem que ser respeitado? Que nossas vontades também tem vez e que elas não acontecem da noite para o dia?

E como fazer para VOCÊ entender que a vida continuou e que o trem parou de novo na estação para que você entre nele e continue a sua jornada?

É, meus amigos. É tudo muito difícil e muito complexo. Não sei se me fiz entender. Espero que sim. O resumo disso tudo é:

EU ESTOU FISICAMENTE CURADA. NÃO TENHO MAIS CÂNCER. MAS EMOCIONALMENTE ESTOU MUITO,MUITO LONGE DESTA CURA.

Se eu vou chegar lá? CLARO que vou. Não tenho dúvidas disso. Mas é preciso que as pessoas entendam, compreendam, ajudem e tenham muita paciência neste momento em que eu passo.

Por isso é que meu lema continua sendo: VIVER UM DIA DE CADA VEZ. No final eu conseguirei vencer.

Beijos para todos e fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. Sílvia, às vezes sinto-me perdida, sem saber o que fazer diante de pequenos problemas mas agora só preciso refrescar a memória e ver que a sua situação foi bem mais séria e vejo-a como uma vencedora e capaz de dar o exemplo de que é possível superar os obstáculos mais difíceis. A Sílvia passou por muito sofrimento físico e emocional e é normal que os seus sentimentos se encontrem fragilizados e num turbilhão de emoções. Espero sinceramente que encontre paz no seu coração e que continue a caminhar positivamente, acreditando que o amanhã será melhor que hoje.
    Para mim a Sílvia é uma guerreira e um exemplo a seguir!
    Beijinho forte no seu coração
    Zita

    ResponderExcluir