Sílvia Bijoux e Acessórios

domingo, 11 de setembro de 2011

8. DEPRESSÃO


Estou escrevendo este post e sei que alguns vão ficar preocupados, mas como eu falei no início, o propósito deste blog é extravasar o que vai na alma. E como eu estou precisando aliviar a tensão, aqui vai o que eu estou pensando e sentindo nestes últimos dias, desde 5ª feira.

Segundo o dicionário, depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, apatia, alterações congnitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais freqüentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

Bem, se isso é depressão então posso dizer para vocês que ando bastante depressiva. Nestes últimos dias tenho andado bastante apática, sem vontade de fazer nada, de pensar, com dificuldade de concentração, cansada, com insônia e sem a menor vontade de trabalhar.

Tenho lutado contra isso tudo, mas tem momentos que não consigo controlar. É muito mais forte do que eu. Como me disse uma amiga nesses últimos dias: faça aquilo que você mais gosta. Eu tenho feito na medida do possível. Mas às vezes não consigo.

Minha família tem me dado um apoio muito grande agora. Minha mãe e minhas irmãs tem me forçado a fazer as coisas e eu até curto muito quando estou com elas e na rua! Não penso em nada que não seja me divertir. Curto cada segundo na rua e não me permito ficar triste nem pensar em tristeza. Mas quando chego em casa... Ai é um terreno perigoso.

Não é que eu fique pensando em coisas ruins. Não! Nada disso! Ou pelo menos não toda hora. Mas a cabeça fica vazia, sabe? Eu não consigo me concentrar em nada direito e às vezes me pego apática.
Não pensem vocês que eu estou desistindo de lutar não! Muito pelo contrário. Quem me conhece sabe que eu sempre fui uma pessoa muito ansiosa e decidida. Geniosa demais, imperativa. E o que fazer quando você não pode fazer nada, quando você perde por completo o controle da situação? Pois é... É isso! Como eu não tenho o controle da situação, me sinto “travada”!!!

Enquanto eu não começar a quimioterapia, ou melhor, até 3ª feira que é minha próxima consulta com o oncologista, vou ficar nesta ansiedade atroz!

Mas não se preocupem. Estou medicada e tomando remédio para controlar a ansiedade por enquanto. Tenho certeza que logo isso passa! Com a ajuda da minha família e de meus amigos isso tudo vai passar muito rápido!

Amanhã vou me “obrigar” a ir trabalhar. Cabeça vazia pensa merda, não é isso? Cabeça ocupada não tem tempo de pensar besteira!!!

Depois... Bem, depois é depois. Vamos VIVER UM DIA DE CADA VEZ.

Fiquem com Deus e até amanhã...

4 comentários:

  1. oi!
    você é normal !!!!
    todos nós , passando por momentos tensos, difíceis, inseguros e até sós (também é um sentimento que invade)... reagimos de forma muito semelhante.
    todas essas passagens de raiva, questionamento, ansiedade, depressão etc fazem o amadurecimento para estar pronta para lidar e vencer este processo.
    tem uma frase que diz que "o tempo é longo para os que esperam, curto para os que se regozijam, lento para os que temem, rápido para os que se afligem.. mas para os que amam , o tempo não existe"
    te garanto que passa, mais ou menos rápido de acordo com a sua expectativa...e, em breve, tudo isso vai se transformar em "história de vida" ... aquelas que nos transformam em pessoas diferenciadamente melhores!
    bjs e..sempre em frente ... um passo de cada vez...
    lembre que , apesar de (óbvio) não ser o que ninguém quer , vc tem a precocidade de diagnóstico a seu favor ... faz toda a diferença!
    ninguém vive pelo outro, mas pode ajudar muito a passar este tempo!...estamos aí ok!!!


    flávia

    ResponderExcluir
  2. Silvia,

    Quem nunca sentiu isso??? Isso tudo é absolutamente normal. Costumo dizer que os momentos mais difíceis e agoniantes que vivemos quando estamos numa situação assim são os momentos de espera, pois gera tudo isso que vc está sentindo.

    Lembro perfeitamente que qdo coloquei o cateter agradeçi muito ao médico por ter dormido no período de efeito da anestesia, pois já nao sabia quando havia conseguido dormir antes. Foram muitas noitas de insônia sim. Infelizmente! Mas minha amiga, isso tudo vai passar.

    Pode ter certeza.

    Estou com você.

    Beijos e força.

    ResponderExcluir
  3. Flávia, o que falar sobre tudo isso? Mais uma vez você está certa! Só posso dizer que como eu amo a minha vida, então... o tempo não existe! E sim, o que seria de mim sem a minha médica predileta?!
    Obrigada mais uma vez pelo carinho, pelo apoio, enfim... Por tudo.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Fê...
    Como eu lembro do que vc passou por esses dias! Acho que na época eu não conseguia entender seus momentos de insônia. Hoje eu sei exatamente o que vc sentia!
    E lá vou eu para mais uma noite de insônia!! :-)
    Mas acho que amanhã vai aliviar um pouco. Saber quando vai começar o tratamento mesmo, qual vai ser o próximo passo já vai me deixar aliviada tenho certeza!
    Amanhã dou mais notícias!
    Beijos carinhosos...

    ResponderExcluir